Material imprescindível para iniciantes

Resenha de livro: Marketing Para Autores

Uma das coisas mais frustrantes para quem está arriscando os primeiros passos em um novo caminho é o sentimento de estar perdido e não saber exatamente por onde começar.

Há 3 anos, quando lancei meu primeiro livro na Amazon, entrei no mercado literário munida dos conhecimentos de marketing que adquiri da FGV durante meu MBA em Marketing e da experiência que eu trazia sobre marketing B2B conquistada durante meus 12 anos de trabalho para uma empresa industrial. Eu já tinha bastante bagagem, mas o mercado literário, assim como todos os outros, traz muitas particularidades que somente conhecimentos específicos podem ajudar a clarear. Naquela época fiz muita pesquisa e leitura sobre o assunto, gastei horas fuçando no mundo todo informações que pudessem enriquecer o meu repertório de marketing para esse mercado, mas havia pouquíssimo material direto e de boa qualidade voltado para mercado nacional. Algumas técnicas gerais funcionam em todos os locais e em todos os mercados, mas nem tudo funciona em todos os países. Sempre há diferenças importantes e isso ocorre especialmente na literatura aqui no Brasil, onde estamos acostumados a ler menos do que deveríamos e consumimos sempre muita literatura importada. O mercado para autores iniciantes é bastante inóspito e nem preciso dizer o quanto é duro para os independentes, certo?

Bem, três anos depois do meu pontapé inicial com “A Última Chave” tive acesso ao livro Marketing Para Autores, escrito em parceria pelo Sidney Guerra e pela Laura Barcellar. Uma aula completa e objetiva sobre marketing para o mercado literário.

Material imprescindível para iniciantes
Material imprescindível para iniciantes

Direto, rico e muito bem elaborado, é o que faltava no mercado para os autores iniciantes que querem se arriscar nesse mercado. Ele traz informações importantes em forma de texto simples, de fácil leitura, apresentando o essencial bem mastigadinho para ninguém ficar perdido.

Com o respaldo de anos de experiência nesse mercado, Sidney e Laura abrem o livro falando sobre a importância do marketing (especialmente o digital) e descrevem o funcionamento do mercado literário brasileiro dando dicas sobre o que fazer ou não fazer para divulgar seu livro, para abordar uma editora, para imprimir seus livros e, claro, para conquistar público, entre outros assuntos.

Hoje em dia, ter presença forte nas redes sociais e conquistar o seu público parecem ser fundamentais para construir um nome, chamar a atenção e cair nas graças de uma boa editora. Esse livro traz exemplos reais de quem fez e o que fez.

Outra coisa que fica clara aqui é a importância do autor em todo o processo de construção dos alicerces de sua própria carreira. Nada de viver no mundo dos sonhos, achando que uma grande editora vai se apaixonar cegamente pelo seu primeiro livro e transformá-lo no novo Paulo Coelho assim, como em um passe de mágica, com vendagem no mundo todo e muito dinheiro na conta corrente. Sem persistência, estratégia, trabalho e foco, fica difícil sobreviver por aqui. E, para quem não sabe, Paulo Coelho é, e sempre foi, um marqueteiro de primeira, mas isso é papo para outro dia.

Além desse grande passo-a-passo, o livro traz entrevistas com autores, gente que conseguiu algum tipo de sucesso, seja na publicação tradicional ou na digital e, também com editores, que contam o que buscam em um autor nacional e como podemos aumentar nossas chances de sermos acolhidos por uma casa editorial para publicação tradicional.

A troco de curiosidade e informação, a Laura já havia publicado um livro anos atrás para ajudar os escritores iniciantes intitulado “Como Escrever Seu Livro” que, não por acaso, também temos aqui em casa.

Escreva Seu Livro, de 2001
Escreva Seu Livro, de 2001

Além desse material imprescindível, essa dupla tem outros recursos muito bacanas para quem está começando, entre eles o grupo no Facebook “Marketing Para Autores” e o site Escreva Seu Livro, com muito material gratuito e pago para orientar os autores iniciantes. Muito bacana ter uma referência dessas, com material publicado por quem sabe do que está falando.

Enfim, o livro paga a promessa e traz mesmo técnicas simples de divulgação e venda, especialmente voltadas para as redes sociais e o digital de forma geral, além de alguns “puxões de orelha” para que você não faça vergonha (se é que isso é possível para quem está começando) nem seja chato na hora de cavar o seu espacinho no mercado.

Vai terminar o livro e arrebentar? Talvez sim, talvez não. Difícil dizer. A gente sabe que o caminho não é fácil, mas a gente sabe também que tudo é possível quando a gente acredita e trabalha para realizar o que deseja.

Leiam, colegas! E mãos à obra!

..
.


.

Conheça meus trabalhos publicados:

ocaminho-capa-digital-1200x1800

Clique na imagem para comprar em ebook na Amazon

…………

                                                    


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *