A importância dos blogueiros e vlogueiros literários

blog-pq

Fui convidada pela Fernanda do blog Caçadora de Livros para participar do II Encontro de Blogueiros do Maranhão com um vídeo sobre a importância dos blogs literários e acabei resolvendo colocar em um post tudo o que eu falei no vídeo (no fim do post). Como eu tinha só três minutinhos para falar no vídeo, decidi me alongar um pouquinho mais nesse texto.

Atualmente, a importância dos blogueiros é indiscutível e não posso deixar de mencionar também os vlogueiros, que estão aumentando em número e em qualidade. Ambos fazem parte de uma nova leva de críticos literários e são, antes de tudo, grandes leitores. Além de serem pessoas que se envolvem totalmente com os diversos mundos que nós autores criamos. É muito legal vê-los morrendo de amores (ou de ódio), pelos personagens que a gente concebe na hora de escrever o livro.

O blogueiro é uma figura que não pode de forma alguma ser negligenciada porque promove em seus blogs e nas mídias sociais, um espaço aberto que permite a interação dos leitores, autores e pessoas envolvidas em toda a cadeia que a literatura movimenta.

O que é excelente porque a discussão literária vinha perdendo terreno e ganhou força novamente com os blogs.

Além disso, que já é bastante coisa, os blogs literários preenchem uma lacuna deixada pelos leitores brasileiros que não têm hábito de resenhar nem de avaliar suas leituras nos sites de venda de livros e nem nas redes sociais de leitores como Skoob, Goodreads, Orelha de Livro e tal. São poucos os que se importam em deixar sua opinião.

Vejo muitos blogueiros e vlogueiros com excelente periodicidade e qualidade, oferecendo conteúdo diversificado e trabalhando com afinco pela sua paixão, que é a literatura. E fico muito feliz quando encontro blogueiros que não fazem distinção entre nacional e internacional ou de gênero. Lêem de tudo.

Também tenho visto muitos blogueiros se tornando autores com publicações em ebook ou em papel, alguns autopublicados e outros por meio de editoras. Acho que isso diz muito dessa blogosfera literária que a gente tem hoje.

Para a literatura nacional, antes super desvalorizada, os blogueiros têm um peso enorme. E não é só na apresentação de novas obras e novos autores mas, especialmente, por serem formadores de opinião. As pessoas tendem a perder a resistência com os nacionais quando veem que tem tanto blogueiro sério e bacana lendo a prata da casa, ajudando a impulsionar e enriquecer a cultura nacional.

Como eu disse, os blogueiros são sim formadores de opinião, especialmente entre o público jovem, e isso dá a eles uma grande responsabilidade pelo que escrevem e como escrevem, por respeito não só aos leitores mas também aos autores.

E para não deixar dúvida nenhuma, pra quem ainda tem alguma, sobre a importância dos blogueiros e vlogueiros lietrários, é só observar o quanto as editoras estão se aproximando cada vez mais deles, unindo esforços para eventos e ações de marketing e enviando material para divulgação.

Com isso, vejo que quem escreve com seriedade (e aqui não quero dizer escrever textos fúnebres e sem graça) está conquistando o coração dos leitores e o respeito dos autores e das editoras.

Nessa onda, e acredito que impulsionada por ela, vem crescendo a cultura do livro. Os jovens estão cada vez mais achando legal o cara que lê e passando a ser também leitores assíduos. Essa é uma tendência que tem sido seguida por várias pessoas que entenderam que literatura é um modo de vida, uma marca forte da personalidade de alguém.

Fazer e manter um blog dá muito trabalho. Sei porque já tive um em 2006, que excluí por falta de tempo naquela época da minha vida, e atualmente tenho um pequeno blog de viagens e sei bem o quanto de suor os bons blogs exigem de nós. Os vídeos nem se fala, e os vlogueiros literários têm se superado!

Quando em 2002 meu marido publicou o livro “Blogs! Seja um Editor na Era Digital“, ele profetizou que isso viraria profissão e que renderia muita coisa boa. Estava certíssimo, ainda bem!

Por isso, deixo aqui o meu parabéns para os blogueiros e vlogueiros literários e o meu agradecimento para todos vocês que, assim como eu, sonham com um Brasil de leitores!




 

Conheça meus trabalhos publicados:

Livro infantil                     Livro                                     Livro                          Conto longo                      Mini conto

ocaminho-capa-digital-1200x1800Clique na imagem para comprar em ebook na Amazon     Clique na imagem para comprar na Amazon Clique na imagem para comprar na Amazon OOurodaMontanha_200x300

…………

                                                    

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário

Você pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>